Como avaliar um evento
Como avaliar um evento

Ao participar de uma feira de negócios, tanto os patrocinadores, quanto os expositores, esperam um retorno condizente com o investimento realizado.

A melhor maneira de se verificar o retorno de um evento é de acordo com os resultados mensuráveis como a quantificação do público presente e valor agregado, a relação custo/benefício.

Outro modo seguro de avaliar este retorno é através dos indicadores mindshare, de conscientização de marca, que mostram a forma como consumidores pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produtos e de marketshare, de ganho e participação de mercado, onde são medidas as forças e fraquezas da empresa e a aceitação do produto no mercado.

Se uma das metas esperadas com o evento é aumentar o nível de conscientização sobre uma causa, como numa feira cultural ou sobre sustentabilidade, é importante tentar conhecer a opinião dos visitantes antes e depois do evento, obtendo-se assim, um feedback em relação às atitudes e aos níveis de interesse.

Ao avaliar um evento, é importante que os promotores elaborem um portfolio com registros do evento, integrando todos os participantes. Esses registros podem ser feitos através de fotografias dos estandes e vídeos do evento, somados aos clippings de notícias referentes ao evento. Esse material é interessante por ser uma forma de certificar a participação de patrocinadores e expositores e ainda servir como estímulo para o investimento nos próximos eventos. É indispensável que nele contenha dados da audiência do evento.

Outro dado importante é a análise do crescimento das vendas durante o evento, considerando os dados das edições anteriores. Esse portfólio assegura que patrocinadores e expositores tenham acesso aos resultados do evento e consigam fazer um balanço sobre sua atuação. Só assim poderão certificar se o investimento feito realmente valeu a pena.

Para entender bem como avaliar um evento, é primordial que essas dicas sejam levadas em consideração. Bons negócios. Aproveite e conheça nossa agenda de eventos no Brasil e encontre as melhores feiras.