Como atrair o público alvo para seu estande
Como atrair o público alvo para seu estande

Sem dúvida, uma área que vem crescendo no Brasil é a de eventos. Mesmo em tempos de crise, as feiras conseguem apresentar um contínuo desenvolvimento. Mas uma questão em que muitos expositores pecam é a seguinte: prezar pela quantidade – e não pela qualidade. De nada adianta ter um estande lotado apenas por curiosos. O expositor, na verdade, precisa de um público qualificado, interessado em negócios, mesmo que isso represente um fluxo menor de pessoas. Sua tarefa é atrair o maior número de visitantes que possam gerar negócios e parcerias futuras.

Para isso, separamos algumas dicas de como atrair o público alvo para seu estande. Confira:

1. Identidade visual

A identidade visual e a mensagem de uma marca são dois dos principais atributos a serem lembrados. São uma espécie de assinatura. É necessário manter fixa a mensagem principal do marketing da empresa. E isso independe do veículo, do ambiente ou da circunstância. Significa que um projeto de estande deve estar sempre em sintonia com a sua proposta maior, reforçando a cada oportunidade a mensagem que se pretende transmitir. Todos os aspectos do recado devem ser harmônicos e bem definidos: os materiais, a iluminação, as cores e até a fonte utilizada no logo. Personalidade faz toda a diferença!

2. Aposte no paladar

Além de investir na aparência de seu estande, é muito importante investir no paladar de seus convidados: explore esse sentido e promova a sua marca. Esqueça essa de contratar fornecedores. Pesquise bastante e escolha o melhor buffet. O paladar também atrai, e muito!  Coloque isso no orçamento e faça o seu investimento valer a pena. Não se esqueça de conferir se os produtos têm boa apresentação e boa qualidade. Além disso, apesar de ser comum servirem por aí cardápios básicos em estandes, sirva algo diferente sempre que possível. Um coquetel pode ser uma ótima pedida! Opte por cardápios criativos, faça uma boa apresentação dos alimentos servidos e atenda ao paladar de seu público com inovação!

3. Profissionais qualificados

Para atender ao seu público com qualidade e representatividade, escolha profissionais que realmente entendam sobre a sua marca. Aumente a qualificação de seu pessoal realizando treinamentos para cada tipo de evento, lembrando-se de que cada um tem a sua particularidade. Treine-o com a máxima “prazer em bem atender”. Assim, seu cliente será atendido por profissionais que, além de entenderem do assunto, gostam do que fazem e demonstram grande entusiasmo ao atendê-lo.

4. Organização

Com profissionais qualificados, a organização fica mais fácil. É essencial ter disciplina desde a divulgação até o atendimento. Coloque os seus produtos mais atraentes em espaços estratégicos do estande de vendas. Isso atrai o público. Para a organização interna, produza um pré-projeto com toda a dinâmica a ser realizada: os objetos expostos, o tamanho do ambiente, as dimensões dos produtos e a área necessária para a atuação da equipe. Tudo para minimizar as possibilidades de desorganização durante o evento.

5. Mensuração de resultados

Para poder mensurar resultados de um estande, é preciso também analisar dados que ocorreram dentro deste período. Alguns deles são o interesse do público, a quantidade de vendas e a ocorrência ou a perda de investimentos. Avaliar se o resultado foi bom ou ruim faz o seu negócio melhorar a cada evento. A mensuração de resultados em feiras pode ser feita por meio de um breve questionário ou oferecendo alguma lembrança para quem fizer check-in em sua página nas redes sociais, por exemplo.