Planejamento estratégico
Como alinhar planejamento estratégico e ações operacionais em uma empresa?

O principal objetivo do alinhamento de planejamento estratégico e ações operacionais é o crescimento da empresa. Alguns pontos devem ser levados em consideração, como diretriz, para que o alinhamento fique mais fácil, são eles:

- Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa para as pessoas que colaboram com a mesma;
- Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas;
- Planejar, estabelecer metas e alinhas iniciativas estratégicas;
- Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Mas como realizar estes tópicos de maneira prática? Pode-se dividir em 4 etapas:

1- Arquitetura do programa de medição – Esta etapa tem o objetivo de promover uma compreensão e uma análise crítica dos direcionadores do negócio e da visão do futuro.Um segundo objetivo é resgatar as diretrizes estratégicas, analisando sua coerência com estes direcionadores.

2- Inter-relacionamento de objetivos estratégicos – Nesta etapa busca-se alocar objetivos estratégicos, onde poderão surgir lacunas no inter-relacionamento que deverão ser eliminadas ou preenchidas a partir de novas discussões e análises do planejamento estratégico da empresa.

3- Escolha e elaboração dos indicadores – Aqui o principal objetivo é identificar os qu identificadores que melhor comunicam o significado da estratégia.

4- Elaboração do plano de implementação – Uma vez definidos os indicadores associados aos diferentes objetivos estratégicos, definem-se metas, planos de ação e responsáveis, a fim de direcionar a implementação da estratégia.

Deste modo a empresa consegue alcançar alinhamento com a estratégia, sinergia organizacional, construção de um sistema de gestão que integra medidas financeiras e não-financeiras da empresa e garantia de comunicação e feedback da estratégia.