objetivos ao expor em feiras
Cinco objetivos para se ter em mente ao expor em eventos!

Barry Siskind, presidente da International Training and Management Co. de Toronto, bolou uma lista de coisas extremamente simples que se pode ter em mente como objetivos ao expor em eventos – fugindo do foco único: Vendas. O melhor de tudo é que não há aumento nos seus gastos! O Meu Guru traduziu e adaptou a lista para você:

1. Conseguir feedback da clientela:
Feiras e exposições são oportunidades perfeitas para se conseguir opiniões nos mais diversos tópicos. Sabe aquela sua pesquisa para o desenvolvimento de um novo produto que podia muito bem usar a opinião de um cliente? Seus vendedores estão se perguntando como é que o público vai reagir ao novo produto adquirido pela sua empresa? Ou, ainda, que tal prestar atenção no porquê do público estar sendo atraído para o estande do seu rival, ao invés do seu? Buscar respostas para essas questões só vai acrescentar à sua experiência como expositor, custando muito pouco.

2. Coletar informações sobre a concorrência:
Que lugar melhor para se conseguir informações a respeito do que a concorrência está planejando do que numa exposição? Tudo o que você precisa fazer é andar pelos corredores, observar alguns seminários, algumas apresentações, conversar com os clientes – pronto! Você já vai ter conseguido informações suficientes sobre as novidades do mercado, possíveis novas ameaças no seu setor, tendências do seu setor… Enfim. Material suficiente para que você possa organizar novas estratégias de marketing e se preparar. Melhor do que ficar parado!

3. Apresentar novos funcionários à indústria:
A maioria dos empregos requer que o funcionário tenha ao menos um conhecimento básico a respeito do mercado e da concorrência como um todo. E, adivinhe só? Feiras e exposições funcionam como uma pequena versão da indústria, resultando em um lugar perfeito para colocar seus novos funcionários em ação, acelerando sua adaptação em relação ao mercado e à sua função. O funcionário poderá conhecer fatores importantíssimos da sua empresa, se relacionar com a clientela, compreendendo melhor o universo ao qual ele fará parte, agora; tudo isso enquanto ele absorve informações de alto valor.

4. Encontrar a imprensa!
O simples ato de iniciar uma conversa com membros da imprensa pode te dar um caminho para aparecer em alguma menção nas publicações de pós-feira. Além disso, é sempre bom certificar-se de que alguém sempre estará a postos para conversar com qualquer jornalista que possa vir a passar em seu estande. Não subestime a imprensa! Estes eventos do seu setor podem ser uma das poucas oportunidades que você terá em um bom tempo de estar tão perto da indústria jornalística.

5. Oferecer serviços para clientes:
Muitos visitantes querem perguntar aos expositores sobre os problemas e preocupações relacionados aos seus produtos. Mostrar-se disponível e empolgado para responder questões relacionadas ao cliente e seus problemas, e também ter a equipe preparada para fazer o mesmo, é um excelente meio de construir uma imagem de credibilidade para a sua empresa, satisfazendo os clientes ao mesmo tempo em que você promove possíveis vendas futuras.