Treinando a equipe de vendas
A capacitação da equipe de colaboradores

A capacitação da equipe de colaboradores responsável pelo estande é fundamental para se ter um bom desempenho durante o evento. A empresa expositora deve ter claro suas metas, selecionar profissionais que se encaixem com o perfil da empresa e estabelecer estratégias de vendas.

Assim como um time de futebol, a equipe do estande precisa de um capitão, um líder, que será o responsável por gerenciar e coordenar os outros membros da equipe, pois mesmo que seja um número pequeno de funcionários, as responsabilidades devem ser delegadas e divididas.

Este líder terá várias funções, dentre elas, organizar o revezamento dos funcionários no estande e períodos de descanso. Ele deverá ter acesso a programação da feira e fazer reuniões antes da abertura da exposição para repassar os objetivos, estratégias, apresentações especiais do estande e para esclarecer dúvidas de última hora da equipe.

Também cabe a este funcionário o gerenciamento das fichas de contatos. Ele deve assegurar que estas fichas estão sendo preenchidas corretamente, que os relatórios de acompanhamento estão sendo providenciados, e os e-mails marketing, malas-diretas e pacotes com informações preparados para envio posterior ao evento.

Só uma equipe bem preparada, com objetivos claros e definidos poderá medir o desempenho das vendas, identificar os pontos fortes e fracos e melhorar o que for preciso para uma próxima ocasião.

Os colaboradores da empresa sãos seus primeiros compradores: se eles não tiverem plena convicção e conhecimento da qualidade do produto ou serviço que representa, dificilmente conseguirá apresentar uma argumentação eficiente para venda.