Aumento do público conhecedor e o aumento das vendas

Todas as empresas, tanto de comércio de produtos ou prestação de serviços têm um objetivo em comum: o aumento de sua participação no mercado, e consequentemente, consolidação de sua marca.

Existem algumas ferramentas de planejamento que auxiliam as empresas nesse processo, entre elas o Trade Marketing, responsável por complementar a atividades de venda focando no consumidor final e no cliente varejista. Ele concentra-se no estudo de estratégias de ponto-de-venda e de fatores motivacionais do consumidor.

O conceito desta ferramenta entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto-de-venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço.

Não existe técnica de venda ou negociação que resista a falta de procura por determinados serviços ou produtos e é nesse circuito em que atua o Trade Marketing, como um instrumento com capacidade de evitar situações de investimentos que não dão retorno, reduzindo as perdas, melhorando o desempenho de produtos e serviços, reconfigurando estratégias e determinando novas políticas de atuação.

Quando a empresa está expondo numa feira de eventos, é lá o seu mercado momentâneo, o local de atuação onde tudo vai acontecer.

Assim, os conceitos e técnicas do trade marketing colaboram com a adequação de produtos e serviços, ajudam a definir novas políticas de atuação e estratégias para comercialização e negociação, além de campanhas e os tipos de mídias corretas para serem usadas.

Sobre os benefícios e usabilidade da ferramenta:

Gerenciamento da relação entre, clientes, empresas e consumidores visando atender suas necessidades;

Identifica oportunidades de negócios e novos nichos de mercado;

Escolha de estratégias para cada canal de distribuição e segmento do mercado;

Identifica as necessidades de seus consumidores para adequar seus produtos e serviços, aumentando vendas e lucratividade;

Estreita o relacionamento e construir novos, de longo prazo;

Foco voltado ao cliente, prestando bons serviços, coordenando atividades da empresa para atender as necessidades de seus clientes e consumidores.

Com tudo isso, os resultados esperados pelas empresas tendem a ser: maiores participações no mercado, clientes e profissionais mais satisfeitos, desempenhando suas funções com maior determinação. O aumento de público conhecedor, consequentemente, gera aumento das vendas.