Aumente as chances de negócios
Aumente as chances de negócios pós-feira

Não pense que após o término da feira, os trabalhos acabaram. Certamente uma avaliação cuidadosa dos pontos positivos e negativos ajuda a empresa a entender como está a relação com clientes e principalmente avaliar o desempenho na participação do evento.

O processo de marketing e negócios continua. Para isso, durante a feira, é fundamental que os funcionários participantes no atendimento ao público coletem informações dos clientes, avaliem a interação com eles e registre todos os contatos possíveis, por meio do processo chamado de Registro de Visitas, afinal, não é lógico deixar de registrar todos os contatos estabelecidos juntamente com os interesses de cada pessoa que visitou o estande.

Esse processo pode ser feito de maneira tradicional, com a troca de cartões de visita: O atendente, após conversar sobre seus produtos e serviços, oferece o cartão de visita e em troca, pode pedir o mesmo do visitante. É importante pedir contato do visitante porque boa parte das pessoas costuma deixar cartões de visita de lado. Anote em uma ficha já padronizada como foi a conversa, quais as necessidades desse cliente em potencial.

Outra maneira complementar de armazenar estas informações é através do coletor de dados, um aparelho que faz a leitura do código de barras das credenciais dos visitantes do estande. Esses dados são descarregados num sistema de gerenciamento para captura dos dados na base de dados oficial e disponibilizado no prazo determinado pela organizadora do evento.

Esse sistema possui filtros para exportação do cadastro, relatórios, estatísticas de visitação, envio de newsletters e impressão de etiqueta de mala direta. Esse aparelho é prático, pode ser alugado, é eficiente e extremamente seguro.

A chance de fechar um negócio futuro através da feira é considerável. Se for combinado algo, como o envio de algum material, o atendente não pode deixar de registrar esse compromisso. Não confie na memória. Se para cada cartão coletado não tiver uma ficha com informações, no final de cada dia, não passará apenas de uma coleção de cartões de visita.

Dentro do projeto de treinamento da equipe, é importante ter uma pessoa responsável por redigir as informações do visitante e providenciar os materiais a serem enviados, tais como cartas, e-mails, amostras de produtos, entre outros. Isso agiliza o processo e quanto mais cedo acontecer o contato com o visitante, melhor.

Quando terminar a feira, de volta para a empresa, deve-se separar cada contato com suas fichas devidamente preenchidas e tomar as providências. Os melhores negócios são fechados no pós-contato. Se as necessidades do visitante não foram identificadas, é crucial enviar ao menos um e-mail de saudações, agradecimentos e retomar o contato, se possível. Nenhum visitante pode ser descartado. Aumente as chances de negócios pós-feira.