O assunto é marketing promocional

Quando a palavra da vez é marketing, podemos encontrar inúmeras definições. Ela pode significar mercadologia, comercialização ou ação de mercado, ou ainda um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes.

A partir daí, entramos no conceito de marketing promocional, ou seja, aquilo que os clientes consideram importante para justificar sua decisão de compra em um determinado lugar.

O marketing promocional tem como objetivo levar a percepção de valor da empresa para os clientes por meio de ofertas de redução de preços, programas de fidelização, concursos, sorteios e outras ações motivacionais de compras e consumo.

Nos supermercados, por exemplo, há uma equipe responsável por verificar detalhadamente se as ações promocionais são geradoras de valor, se o conteúdo motiva seus clientes a comprarem e desfrutarem do sentimento positivo pelos produtos que adquiriram pelo preço que pagaram. É esse sentimento que cria e fortalece a fidelização à empresa e elevam seu nível de credibilidade em relação ao valor que a empresa possui na sua vida econômica e qualidade de vida.

O Marketing Promocional aumenta o valor da empresa por meio de ações aplicadas, e isso pressupõe uma comunicação interativa e integrada com o público-alvo.

Essa é uma ferramenta indicada para empresas que desejam proporcionar um ‘boom’ através de promoções e eventos, que oferecem ampla flexibilidade de objetivos, abordagens, prazos e investimentos.

A feira de negócios é uma estratégia de marketing promocional que cria ambientes interativos entre consumidores e expositores, promovendo e expandindo a marca, e consequentemente conquistando novos mercados e aumentando as vendas.

Dentre os benefícios alcançados destacam-se a fixação de conceito de marca, a promoção de lançamentos, combate à baixa sazonalidade e destaque frente à concorrência.

Essas práticas realizadas de forma sensata e inteligente levarão os gestores da área promocional a entenderem que todas as ações promocionais deverão gerar a elevação do valor da marca em nicho de atuação.