Como abordar clientes durante o evento
Como abordar o cliente durante o evento

A característica mais marcante de uma feira de negócios é aproximar a oferta e a demanda, gerando um esforço de vendas durante um determinado período, num local específico, e quanto mais divulgado for esse acontecimento, maior será o fluxo de pessoas.

O cliente que se aproxima de um estande geralmente já sabe o que quer, porém, em algumas situações o atendente designado deverá sugerir alternativas e saber conversar sobre o produto ou serviço que está sendo apresentado, falando sobre seus benefícios. Todo atendimento se desdobra em uma lista de atributos: velocidade, cordialidade, conhecimento e predisposição para ajudar o cliente.

Um expositor eficiente e, consequentemente, bem sucedido é aquele que planeja toda sua participação. Se for o caso, ele escolhe os produtos que serão ofertados, consegue identificar claramente o seu público-alvo, promove um treinamento com a sua equipe de profissionais que estarão disponíveis durante o evento, já que a abordagem dos mesmos devem sensibilizar o cliente.

Estudos realizados recentemente indicam que, dos clientes interessados em adquirir um produto:

• Conseguem, após três horas, memorizar 70% da informação transmitida de forma oral;

• Após três dias, mantém apenas 10% da informação armazenada;

• Se a apresentação for somente visual, fixará 72% das informações recebidas após 3 horas;

• E 20% após 3 dias.

• Retém 85% de informação após 3 horas quando o empreendedor combinar recursos visuais, simultaneamente com uma abordagem oral.

• E 65% após 3 dias.

O estande é o conceito visual através do qual os visitantes identificam as diferentes empresas participantes do evento. Sua concepção e realização exigem uma atenção redobrada. Um estande bem apresentado facilita a utilização dos recursos visuais, aumenta a credibilidade da empresa e ainda encanta o cliente.

A abordagem é considerada uma das etapas principais da venda, pois quando feita sem conhecimento e algumas atitudes incorretas, pode ser entendida pelo potencial cliente como uma invasão ao seu espaço. É necessário, antes de qualquer outra ação para vender algum produto ou serviço que essa aproximação cause no seu consumidor um desejo de conhecer melhor e, futuramente, permanecer em sua empresa.