ABNT
A ABNT

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é um órgão responsável pela normalização técnica no país. Ao se adequar aos critérios de conformidade ditados pela entidade, as empresas participantes do mercado de eventos adquirem mais credibilidade.

De acordo com o portal da ABNT, a normalização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Quando os profissionais do mercado de eventos se adequam a essas normas, acabam por proporcionar os meios necessários para adequada troca de informações entre estes envolvidos, assegurando confiança entre as relações comerciais.

São elas também as responsáveis por simplificar essas relações, protegendo o consumidor, a partir de conferência dos produtos e serviços ofertados, e estabelecendo requisitos técnicos destinados a assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente.

Se o assunto é segurança, por exemplo, a ABNT exige que os locais que abrigam o evento, incluam:

• Portas que abrem para o lado de fora;

• Brigada de incêndio, dependendo do tamanho do prédio;

• Extintores de incêndio periodicamente testados;

• Plano de emergência contra incêndios.

Como Foro Nacional de Normalização, a ABNT desenvolve normas técnicas voluntárias, que adicionam valor em todos os tipos de operações e negócios. Ela é uma entidade privada e sem fins lucrativos, que tem como missão de prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo.

Para saber mais acesse o site www.abnt.org.br e obtenha mais informações sobre o trabalho que esta instituição realiza.