Iluminação em eventos
A importância da iluminação em eventos

O planejamento de uma boa iluminação é fundamental para determinar o sucesso ou fracasso de um evento, gerando efeitos diversos. As cores, a intensidade da luz e também a falta de iluminação resultam na qualidade e conforto que está sendo oferecido ao participante. Mas tudo isso depende de quem está organizando o evento, e essa pessoa precisa considerar alguns pontos:

1. O espaço e a energia

O profissional responsável pela iluminação deve analisar o local, para identificar se o espaço pode abrigar todos os equipamentos, já em relação a energia, é fundamental para ser compatível com todos esses equipamentos e se é o suficiente para abrigar os aparelhos para não gerar problemas na rede elétrica.

2. Considere o estilo do evento

A iluminação deve ser projetada de acordo com o perfil do evento, por isso é necessário a vistoria do local para o projeto de iluminação. É necessário levantar todas as informações sobre o estilo do evento para acertar nas posições em que os equipamentos serão colocados, a fim de deixar os participantes confortáveis no ambiente.

3. Utilize equipamentos de boa qualidade

O profissional de iluminação em eventos deve contar sempre com equipamentos de boa qualidade de fornecedores com credibilidade no mercado. A boa funcionalidade desses equipamentos implica no resultado e sucesso do evento. Também para evitar transtornos, é necessário ter equipamentos extras, para que nada dê errado e também para que não aconteça um apagão ou demais imprevistos.

4. Localização das luzes

Depois de ter a noção de espaço e ter levantado as informações para determinar o estilo do evento, as luzes devem ser postas de acordo com o espaço. Elementos devem ser destacados, principalmente na decoração do ambiente, já que a mesma corresponde ao estilo do evento, mas é preciso muito cuidado na intensidade da luz, para não gerar incômodo aos convidados.

5. Sintonize a luz ao som

Quase todos os eventos contam com som no ambiente, é muito importante que o responsável pela iluminação em eventos e sonorização saiba quais serão os estilos musicais que serão inseridos na programação do evento. Essa sintonia entre a luz e o som contribui muito para deixar os convidados confortáveis. Se o evento for agitado, com músicas mais animadas, conte com luzes coloridas. Se o evento for formal e o som for mais calmo, opte por uma iluminação mais calma, para não comprometer o estilo da festa.