Oportunidades em negócios
30 dicas para gerar negócios em feiras

Gerar negócios é uma das principais razões que levam empresários a expor numa feira de negócios. Os profissionais precisam desses novos contatos para atualizar seu banco de dados, trazer novos clientes e até recuperar os antigos, aumentando assim sua receita de vendas.

Para ajudar na geração de negócios, o Meu Guru separou algumas ideias para auxiliar expositores a conseguir o maior número de leads em sua próxima participação em feiras de negócios.

1. Participe de feiras e exposições fora da sua região, inclusive em outros países;

2. Aperfeiçoe a escolha de eventos de modo a acompanhar as mudanças que ocorrem nos melhores mercados verticais de sua empresa;

3. Dedique-se à preparação do pessoal do estande e à promoção de eventos futuros;

4. Participe das feiras realizadas perto de onde seus compradores estão;

5. Acompanhe os resultados dos eventos para saber quais oferecem mais retorno do investimento e amplie sua participação neles;

6. Posicione o estande mais perto de locais de tráfego intenso, de preferência numa esquina, e se possível, ao lado de um concorrente maior;

7. Projete seu estande com mais ousadia, para que fique claro por que os visitantes sairão ganhando se trabalharem com você; Torne a arquitetura de seu estande mais convidativa para os visitantes entrarem;

8. Coloque menos elementos em seu estande, mas amplie e torne mais concisas as imagens e mensagens que permanecerem; Traga menos produtos (por exemplo, só seus produtos mais populares) para deixar o estande menos poluído;

9. Escolha cores mais cativantes para seu estande; Acrescente mais iluminação, opte sempre por backlight;

10. Evite recursos visuais que se pareçam com todos os demais: Mensagens no piso pode ser uma ideia diferenciada;

11. Coloque os equipamentos e tecnologias mais interessantes do lado externo do estande;

12. Use um tema que chame a atenção e se adapte a vantagem competitiva ou as ofertas de sua empresa;

13. Torne sua mensagem na exposição compatível com os demais elementos de marketing;

14. Cole etiquetas com a localização do estande e informações sobre o evento em toda a sua correspondência; Coloque o número de seu estande em todas as promoções pré-evento: e‑mail, correspondência, anúncios, site.

15. Envie e-mails com mensagens e ofertas dirigidas convidando para um hotsite antes do evento; Envie e-mails aos visitantes pré-cadastrados do evento deste ano e a todos da lista de visitantes cadastrados do ano passado; Coloque um banner no site do evento;

16. Divulgue o horário do evento em seu site e inclua um link para o usuário agendar uma reunião no estande.

17. Use as mídias sociais para atingir mais visitantes; Desenvolva promoções pré-evento mais criativas e atraentes para que suas mensagens se destaquem;

18. Contate a imprensa especializada do seu setor e fale do produto novo e inovador que você lançará durante o evento;

19. Envie entradas gratuitas das conferências para seus melhores clientes e prospects;

20. Acrescente interatividade: Faça demonstrações cativantes em seu estande; Vá além da visão e apele aos demais sentidos de seus visitantes: olfato, audição, paladar e tato;

21. Exiba apresentações ou vídeos contínuos (loops) em monitores grandes;

22. Prepare seu pessoal de estande com várias perguntas úteis para envolver o cliente.

23. Organize uma entrevista coletiva se tiver alguma notícia interessante para divulgar;

24. Patrocine algo bem visível no evento;

25. Contrate ações de merchandising no local do evento promovendo o seu estande;

26. Ofereça descontos àqueles que fecharem negócio durante o evento;

27. Consiga que alguém de sua empresa apresente uma palestra no evento;

28. Pague para incluir um convite ou um brinde na pasta oficial do evento que cada participante recebe.

29. Coloque um anúncio no guia do evento;

30. Em vez de distribuir material, ofereça-se para enviá-los pelo correio ou mesmo por e-mail aos participantes, obtendo assim informações para contato.